top of page

Mercado de Trabalho

​

DE ONDE VEM O MACHISMO NO MERCADO DE TRABALHO?
 

Nos dias de hoje, as mulheres enfrentam a constante batalha contra o machismo, que evidencia-se principalmente no mercado de trabalho.

MACHISMO NO BRASIL

  Segundo o artigo “História das Mulheres no Brasil” do sociólogo Benedito Carvalho Filho, no Brasil o movimento feminista manifestou-se tardiamente. No ano de 1932 era promulgado o direito ao voto para as mulheres brasileiras, contudo é a partir dos anos 60 que assistimos à emergência de um expressivo movimento feminista. Um movimento que questionava não apenas o papel opressor do gênero masculino, contudo a sexualidade feminina e o comportamento impostos pela sociedade de consumo.   

  De acordo com a professora de história e socióloga Angélica Moura, a mulher contemporânea busca o controle da própria vida. ’’Como mulher e feminista, vejo o movimento como um ato de liberdade a um sistema opressor, a sociedade tem uma dívida história para com a mulher, os estigmas criados a tanto tempo precisam ser deteriorados para que a igualdade de gêneros torne-se possível,e só assim cresceremos em uma sociedade sadia.’’.  A mulher do século XXI conquistou seu espaço como empreendedora, independente, qualificada e confiante. Contudo realidades ainda precisam ser transformadas.

  Elineide Silveira tem 52 anos e desses cinquenta e dois, vinte e nove são de atuação no mercado de trabalho,já passou por vários segmentos profissionais, mas em um segmento específico encontrou mais desigualdade, “ na construção civil, no processo seletivo eu me senti preterida por ser muher, senti que realmente não me escolheram por ser mulher” . Infelizmente, é muito comum a sociedade rotular profissões de femininas e masculinas, tanto que há anos atrás ver uma mulher no cargo de delegada era praticamente impossível, e hoje em dia, já existem muitas. Além da batalha por direitos iguais e a constante necessidade de provar sua competência, a mulher também passa por situações de assédio e constrangimento, Elineide, como a maioria, também encontrou esse obstáculo.

 

“eu pelo menos administrei isso muito bem, sem deixar nenhuma seqüela, nenhum celeuma no meu dia a dia, no tratar profissional”

 

   É importante lembrar que nem todas as mulheres passam por episódios de assédio sem nenhuma decorrência, assédio é crime e qualquer caso deve ser denunciado.

bottom of page