top of page

Representatividade

Stamata Revithi

Na primeira edição dos Jogos Olímpicos, em 1896, as mulheres ainda eram proibidas de participar. Como forma de protesto, a grega Stamata Revithi realizou o percurso da maratona do lado de fora do estádio. Ela completou o percurso em 4 horas e meia, conquistando índice menor que a maioria dos homens que estavam na  prova, e mesmo assim, não obteve o reconhecimento do Comitê Olímpico.

Ser mulher no esporte não é fácil. Mas inspiradas em todas essas atletas que serviram de exemplo para o ramo desportivo, as mulheres têm aparecido cada dia mais. Na luta contra as dificuldades, machismo e espaço, atletas de todos os esportes e todo tipo de sonho dão a mão umas as outras para crescerem juntas.

​

Carolline Gomes, 21 anos e atleta de triatlo. Luana Nagai, 22 anos, atleta de judô e jiu-jítsu. Yane Marques, 35 anos, atleta de pentatlo e medalhista olímpica. Três personalidades diferentes com um único propósito, trazer no esporte mais oportunidade para a classe feminina e fazer dele um lugar para todos. Principalmente, longe do machismo.

bottom of page